Por Que Eu Preciso Falar em Voz Alta Para Organizar a Minha Mente? (E Como a Terapia Me Ajudou a Entender Isso)
Quem tem a mente acelerada e vive processando uma quantidade absurda de dados (memórias, estudos, vivências) sabe que o silêncio interno muitas vezes é um caos. Eu sinto isso profundamente. Minha mente é uma máquina que não esquece e que faz correlações o tempo todo. Passei anos achando que essa intensidade era normal, mas percebi que ela exige uma estratégia para não me sobrecarregar.
Afinal, se a gente é "tão racional" e inteligente, por que a conta não fecha? Por que as decisões que deveriam ser simples são tão difíceis? Eu precisei voltar à infância para entender.
O Princípio do "Terapeutizar" e a Criança que Fala Sozinha
Eu ouvi algumas vezes que estava "terapeutizando demais" ou "psicologizando". Mas o que isso realmente significa? Para mim, "terapeutizar" é dar espaço para a organização interna que o adulto acha que não precisa mais.
Lembrei dos estudos sobre desenvolvimento infantil: a criança fala em voz alta porque ela precisa dar forma e sequência lógica ao que é apenas imagem ou sensação em sua mente. O adulto, com seus traumas e complexidades, ainda tem aspectos de 3, 7 ou 12 anos que não tiveram espaço para se desenvolver.
A fala em voz alta (ou o diário escrito) é, literalmente, a minha reunião interna. É o que me permite canalizar a intensidade, dar vazão ao turbilhão de insights e organizar as ideias. Se eu não coloco para fora, eu sinto que vou explodir, como um adolescente no ápice da intensidade.
Terapia é, basicamente, um estado de dar espaço para a fala. É a forma mais inteligente de sair do ciclo da insanidade, que é esperar um resultado diferente com a mesma atitude.
Minha Mente é um Oráculo de Dados: A Complexidade da Equação
Eu vejo a vida como um grande oráculo. Não de forma mística, mas como um sistema complexo onde o cérebro é uma máquina de interpretação. Um pressentimento, uma imagem, um sonho... tudo isso é o resultado de milhares de informações sendo processadas em diferentes níveis:
- Nível Central: Nossas memórias, traumas e tudo que vivemos nesta vida (os dados que controlam nossas decisões do dia a dia).
- Nível Genético/Histórico: Padrões familiares ou sociais que se repetem (os dados que repetem padrões).
- Nível da Alma: A matemática da nossa jornada, o nosso potencial mais elevado (os dados que nos forçam a fazer escolhas inesperadas para o bem maior).
Se eu ignoro essa complexidade, as escolhas não batem. Eu tomo uma decisão "racional" de acordo com o meu Nível Central, mas o Nível de Alma, por exemplo, está me empurrando para uma outra rota para eu aprender uma virtude necessária.
Minha Profissão é Facilitar essa Conversa: Eu estudei para ter a técnica e a escuta necessárias para lidar com tudo isso. O que eu faço é dar um espaço onde podemos sentar e fazer uma reunião entre seu Consciente e seu Inconsciente. É traduzir o que é sensação e imagem (o oráculo) em palavras e reprogramação (a solução).
Sincronização e o Desapego Contínuo
Eu percebi que preciso dessa organização e dessa fala para conseguir viver a minha próxima fase. O desapego contínuo dos ambientes, a mudança de país, a necessidade de construir um legado profissional sólido (o Círculo Sagrado) — tudo isso exige que eu não gaste minha capacidade cerebral processando "o como, o quando e o onde" de problemas antigos.
A construção dos projetos de alma não pode ser interrompida. Por isso, a terapia (e a autoterapia) é o meu ajuste de rota. Ela me permite:
- Verificar as coordenadas: Entender qual Linha do Tempo estou acessando.
- Limpar os dados: Deletar ou purificar as crenças que impedem a prosperidade e a facilidade.
- Dar vazão: Aceitar que sou um ser comunicativo e com conteúdo, e que meu propósito é criar um espaço para que outros também possam transbordar sua essência.
Não é sobre fazer tudo errado para depois o Espírito Santo consertar, mas sim fazer certo desde o começo, aproveitando a capacidade de Deus de trazer a forma mais elevada, ágil e produtiva para a minha realidade. É preciso ter a humildade de calibrar a rota e a coragem de expressar a minha verdade, mesmo que ela seja mais profunda e complexa do que o mundo costuma pedir.
E você? Qual é a "equação complexa" que a sua mente tem tentado resolver, e que só a fala ou a escrita em um espaço seguro pode organizar?