O Círculo Sagrado e a Sabedoria das Águas de Novembro
Queridos membros do Círculo Sagrado,
Nesta nossa jornada terapêutica, falamos muito sobre "o tempo das coisas". Buscamos entender nossos processos, nossas curas e nossos momentos de despertar. E o melhor professor para essa lição é a própria Terra.
Neste mês de Novembro, nosso Círculo experimenta uma lição profunda sobre o tempo, pois estamos vivendo em dois ritmos opostos:
- No Hemisfério Sul: Estamos no auge da Primavera, uma explosão de vida, expansão e calor.
- No Hemisfério Norte: Estão no profundo do Outono, um tempo de recolhimento, desapego e frio.
Como algo pode ser tão diferente e, ainda assim, nos ensinar a mesma coisa?
A resposta está na energia arquetípica que rege este tempo, e que é a mesma para todos nós: as águas profundas de Escorpião.
A Lição de Escorpião: As Águas que Transformam
Na astrologia e em saberes profundos como a Astrosofia, o elemento água rege nossas emoções. Existem águas que correm (como rios) e águas que se expandem (como oceanos).
Mas a água de Escorpião é diferente. É a água parada, profunda e pressurizada. É a água de um poço escuro, de um pântano que ferve com vida e morte, ou a água contida no gelo.
Escorpião rege o que está oculto, o que precisa ser purgado, o que tem de morrer para poder renascer. É a energia da catarse, da limpeza profunda.
E é exatamente isso que a Terra nos oferece em Novembro, de duas maneiras diferentes:
Para quem está no Hemisfério Sul (O Tempo da Ação)
Vocês estão vivendo as "águas de Escorpião" como as tempestades de primavera.
A natureza não está mais tímida. Em Novembro, as chuvas são intensas, elétricas. Elas lavam o pólen, derrubam o que é fraco e forçam a vida a crescer com vigor. A energia é expansiva, voltada para fora.
O que a Terra ensina: Este é o tempo de agir, de florescer, de se mostrar. Mas não de forma superficial. As águas de Escorpião pedem: O que precisa ser lavado e limpo para que você possa crescer?
Sua jornada: É um convite à catarse externa. É o momento de ter a coragem de expor suas emoções, de limpar velhos padrões com ações novas e de lançar sua verdade no mundo com intensidade. É a cura pela expressão.
Para quem está no Hemisfério Norte (O Tempo do Recolhimento)
Vocês estão vivendo as "águas de Escorpião" como o desapego e a decomposição.
A natureza está se despindo. As folhas caem e são "digeridas" pela terra úmida. A água (névoa, geada, chuva fria) parece dissolver o mundo. A energia é introspectiva, voltada para dentro.
O que a Terra ensina: Este é o tempo de soltar, de deixar ir o que já cumpriu seu ciclo. É preciso que a folha morra para que a árvore sobreviva ao inverno e guarde energia.
Sua jornada: É um convite à catarse interna. É o momento de olhar para dentro e perguntar: "O que eu preciso deixar morrer em mim?" Quais velhas identidades, mágoas ou crenças precisam ser "devolvidas à terra"? É a cura pelo recolhimento e pela liberação.
A Lição do Círculo
Vejam que belo: seja pela tempestade (ação) ou pela decomposição (recolhimento), a lição de Escorpião em Novembro é a mesma: Não há vida nova sem limpeza profunda.
Alguns de nós estão sendo chamados a "lavar a alma" agindo no mundo.
Outros estão sendo chamados a "digerir a alma" soltando o mundo.
Ambos os caminhos são sagrados. Ambos são curativos. Ambos estão no "tempo certo".
Que possamos nos perguntar:
Em qual tempo a Terra está me convidando a viver agora? O de expandir ou o de recolher?
Quais "águas profundas" – emoções, segredos, dores – estou pronto para encarar e transformar?
Confiem no seu processo. Vocês não estão atrasados, nem adiantados. Vocês estão exatamente onde precisam estar, aprendendo com as águas de Novembro.
Com carinho,
Caroline
Zorzetti Duarte